A obra mais antiga da humanidade. A epopeia de Gilgamesh.

Claro existirão aqueles que contestarão essa afirmação.

Provavelmente não é a primeira obra, mas provavelmente é mais antiga que as conhecidas até então e conta a "estória" ou história de um rei Sumério da Mesopotâmia que governou a partir da cidade de Uruk, em uma região do atual Iraque, que se situava a menos de 300km de distância da atual Bagdá.

Podem acontecer novas descobertas arqueológicas, mas cientificamente falando, este é o mais antigo conto que a humanidade possui registro.

Uruk já existia 3 mil anos antes de Cristo.

E quem irá questionar muito essa afirmação?

Os cristãos e judeus.

Como é uma questão de crença e de um "mito fundador" do Universo o argumento dado é que a Bíblia Sagrada já estava escrita antes de existir Gilgamesh, principalmente o Antigo Testamento.

Ironia à parte a descoberta do conto mesopotâmico se deu durante procuras arqueológicas citadas como "corrida ao ouro bíblico" onde procuravam evidenciar arqueologicamente a Bíblia Judaico-Cristã.

George Smith foi quem descobriu as tábuas do conto, agora imagina o impacto de se buscar evidências para certas coisas e descobrir que provavelmente a inspiração fora de outros povos e de contos "pagãos"?

Nada contra a Bíblia, mas provavelmente, como a Epopeia de Gilgamesh, compilações de várias histórias, estórias, contos, lendas e mitos foram colocadas em um mesmo livro.

Imagina o que a Igreja Católica ou a Ortodoxa ou os Judeus não mudaram nos testamentos? Provavelmente essa é uma versão da versão da versão sendo muito otimista.

Pensem o que foi perdido com os povos antigos tanto para o bem quanto para o mal, o que uma instituição milenar como a Igreja Católica pode ter destruído no meio do caminho, e principalmente no auge do poder, para manter o poder e a narrativa sobre a palavra de Cristo, com o objetivo de manter o poder sobre as pessoas.

Podemos ir longe em eventos históricos recentes, por exemplo, Revolução Cultural Chinesa, 4 ou 5 mil anos de conhecimento podem ter sido destruídos e perdidos para sempre em algumas áreas.

...

Em todos esses momentos imagino o que não foi feito para manter o domínio sobre uma Narrativa.

Saudações.


Comentários